Bem vindo ao Blog do Professor Robson Silva. Obrigado por sua visita, volte sempre.

17 de setembro de 2011

Ações de sucesso na escola vão valer prêmios para professores .


As inscrições para a quinta edição do Prêmio Professores do Brasil foram prorrogadas até 15 de outubro. Um dos objetivos do prêmio é estimular a participação dos professores na implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007.

Podem concorrer experiências que, desenvolvidas por professores, tenham contribuído pelo sucesso escolar dos alunos e qualidade da aprendizagem; pela permanência do aluno na escola, com práticas que reduzam a repetência, o abandono e a evasão; pela participação da família no processo de aprendizagem dos alunos e a abertura da escola à comunidade na qual ela está inserida; pela inclusão educacional, social, racial, digital, e pela formação ética, artística, cultural e cidadã dos alunos.

Somente experiências desenvolvidas ou em desenvolvimento, com resultados comprovados durante o ano letivo de 2010 e que promovam os objetivos do PDE, poderão ser inscritas. Podem participar professores de todas as etapas da educação básica em exercício em escolas públicas e de instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais conveniadas aos sistemas públicos de ensino.

Os 40 educadores com experiências selecionadas pela comissão receberão, cada um, R$ 5 mil, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do prêmio. Já as escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com a aquisição de equipamentos audiovisuais ou multimídia, no valor de até R$ 2 mil.

A inscrição tem duas etapas. Na primeira, o professor preenche o formulário e o envia pela internet; na segunda, posta nos correios (sedex ou AR) o relato da experiência, cópias de documentos pessoais, declaração da escola, entre outros.

O Prêmio Professores do Brasil é realizado pelo Ministério da Educação em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). A Fundação SM, Intel, Instituto Votorantim e a Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros) são os patrocinadores


Veja mais: http://portal.mec.gov.b

Ação judicial impede processo seletivo em faculdade irregular.


O juiz da 23ª Vara Federal em Garanhuns (PE), Temístocles Araújo Azevedo, cancelou nesta sexta-feira, 16, o processo seletivo da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), instituição privada não credenciada pelo Ministério da Educação para oferecer educação superior. A decisão atende ação protocolada pela Advocacia Geral da União (AGU), atendendo a interesse do Ministério da Educação.

Mesmo em situação irregular, a Fameg publicou edital de vestibular para medicina, com prova prevista para este domingo, 18. Além de suspender o processo seletivo, o juiz federal determinou que a instituição divulgue o cancelamento do exame, na internet e na imprensa escrita e falada, detalhando que a suspensão ocorreu por ação judicial. O magistrado também proibiu a prática de qualquer ato de organização, implantação ou funcionamento do curso de medicina no município de Garanhuns. A decisão da justiça federal prevê multa e até mesmo utilização de força policial em caso de descumprimento da ação. Caso a decisão não seja cumprida, as provas poderão ser recolhidas e os locais dos exames fechados.

Na quinta-feira, 15, o desembargador Federal Geraldo Apolinário, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, já havia proferido decisão determinando a suspensão do processo seletivo do curso de medicina.


veja mais em: http://portal.mec.gov.br/

Resumo da Obra - Vidas Secas


Vidas Secas é um romance de Graciliano Ramos, escrito entre 1937 e 1938, publicado originalmente em 1938. O livro, narrado em terceira pessoa, aborda uma família de retirantes do sertão brasileiro condicionada a sua vida subumana, diante de problemas sociais como a seca, a pobreza, e a fome, e, consecutivamente, no caleidoscópio de sentimentos e emoções que essa sua condição lhe obriga a viver e a procurar meios de sobrevivência, criando, assim, uma ligação ainda muito forte com a situação social do Brasil hoje.

O livro Vidas Secas retrata fielmente a realidade brasileira não só da época em que o livro foi escrito, mas como nos dias de hoje tais como injustiça social, miséria, fome, desigualdade, seca, o que nos remete a idéia de que o homem se animalizou sob condições sub-humanas de sobrevivência.

Por conta da consciência social que existe no conteúdo do livro Vidas Secas, moldada através de uma estrutura dramática, o enredo tem sido analisado pelos críticos por meio da relação do homem com os meios naturais e sociais. De acordo com alguns especialistas, em Vidas Secas Graciliano contornou alguns estilos literários de sua época, o que lhe proporcionou pontos positivos no livro. Graciliano, por exemplo, foi cauteloso nas tradicionais ingerências do narrador opiniático e evitou o protesto ou o panfletarismo (que poderia usar, como outros autores da época, para criticar os aspectos sociais de seu país), o que certos críticos caracterizam como um "estilo seco, reduzido ao mínimo de palavras".

13 de setembro de 2011

CONTO


COMO TUDO COMEÇOU

 Ela veio de repente meu melhor amigo me apresentou, foi amor à primeira vista, me apaixonei completamente pela droga.
Foi na droga que encontrei meu refúgio comecei a usá-la por curiosidade, não sei bem explicar como aconteceu, era de uma boa família tinha tudo que queria, era muito amado por todos, mas sentia que faltava algo. Comecei a ver na droga uma companheira inseparável, mas também comecei a perder controle sobre ela. Deixei de gostar de mim mesmo e passei a ver a droga como o único motivo pra viver. Hoje posso dizer que a droga me domina, após 04 sendo usuário sei que não consigo viver sem ela, já usei vários tipos, comecei com o álcool depois passei pra drogas mais pesadas, usava tudo que me ofereciam e me sentia o máximo. Hoje após uma longa vida de incertezas perdi toda aquela sensação de liberdade, a droga me levou tudo, passei do luxo ao lixo, perdi minha família, minha personalidade, parei de viver.
Hoje me sinto vazio, sem motivo pra viver, a força que encontrava na droga já não tenho mais, hoje percebi que a droga acabou com minha vida e nem sei bem por que e como tudo começou.
     
JOSÉ KLEBER DOS SANTOS

CONTO

UM MENINO ENGRAÇADO


Havia um garoto muito engraçado ninguém sabia quem ele era e de onde ele vinha, mas sempre que alguém estava triste ele aparecia e fazia coisas engraçadas, fazendo com que as pessoas esquecessem seus problemas.
Um dia uma mulher soube que um tinha um senhor muito rico estava triste, com problema de depressão por que sua filha tinha indo embora com seu empregado, um rapaz muito pobre. A mulher pensou onde estará aquele menino agora, ela decidiu sair de cãs em busca do menino, ao cruzar a porta viu o menino na frente de sua casa. Mas ninguém sabia de onde era aquele menino, ela levou o garoto até o senhor que estava doente e lá o menino como sempre alegrou a todos com suas brincadeiras. Depois de muito tempo o senhor ficou curioso pra saber quem era aquele garoto então perguntou seu nome e onde morava, o menino disse que não sabia como se chamava, pois não conhecia seus pais e morava na rua.
Então o senhor percebeu que seus problemas eram pequenos comparados aos problemas de outras pessoas.


MARIA DO SOCORRO SILVA DE OLIVEIRA